terça-feira, 17 de março de 2009

IMPACTO... PROFUNDIDADE RASA





Trabalhos que iniciei no final dos anos sessenta, parei no final dos setenta e reiniciei há poucos meses. Ainda que um ou outro (antigos e novos) tenham alguma semelhança e/ou conexão, a idéia agora é bem diversa: exploro materiais alternativos, desde terra a raspa de madeira de coloracao própria, tintas de parede, betume, piche, tantos outros quanto o momento mandar!
É nitida a influência de J. Pollock e o mais estranho: sem conhecer detalhes de seu trabalho, após pesquisar, constatei existirem muitissimos pontos comuns de materiais e forma de pintura. Ouso, portanto, classificar os atuais como expressionismo abstrato dentro da linha do tachismo. JIsmael

Um comentário:

  1. Os pintores da escola do abstracionismo geométrico nunca aceitaram a "liberdade total" que desfrutam os que fazem do abstracionismo informal sua forma de expressão. Tais críticas sempre me pareceram injustas, pois não valorizam o subjetivismo, como se a opção pelas fórmulas rígidas do geométrico expressassem mais "autenticamente" uma visão libertária do mundo. Nesse sentido, as telas de JIsmael são um convite irrecusável para nos determos nessa visão e, a partir dela, sermos capturados pelos enigmas propostos por uma arte não-convencional,de uma complexa e intrigante beleza.
    J.C.Ismael

    ResponderExcluir